Igor Oliveira indica ao Executivo convênio para utilização de plataforma eletrônica de compras

Além de reduzir custos operacionais e tempo, plataforma permite competitividade e igualdade de condições aos usuários

Por/Foto: Assessoria Igor Oliveira

O presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, vereador Igor Oliveira (MDB), está sugerindo ao chefe do Executivo, prefeito Duarte Nogueira, através de uma indicação, que o município celebre convênio com o Governo do Estado para utilização da Bolsa Eletrônica de Compras.

O Sistema BEC/SP é um portal de compras eletrônicas criado para que órgãos da administração pública possam adquirir bens e contratar serviços. Além de reduzir custos operacionais e tempo, a BEC/SP permite competitividade e igualdade de condições aos usuários, com o compromisso de realizar o pagamento em 30 dias, após o recebimento definitivo do bem ou do serviço.

A abrangência da plataforma é grande, incluindo a administração direta, autárquica e fundacional, sociedades de economia mista, universidades, municípios e fornecedores, desde que inscritos no Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo (Caufesp).

Desde a criação, em 2000, mais de 4 milhões de itens, incluindo materiais e serviços, foram negociados na BEC/SP. Apenas em 2017 foram mais de 294 mil itens, o que representa um valor total negociado de aproximadamente R$ 12 bilhões.

A indicação foi entregue em mãos ao prefeito Duarte Nogueira.

Conversamos muito sobre essa ferramenta. Atualmente o Município e a Câmara utilizam plataformas seguras, mas a BEC/SP é mais ampla, com mais cadastrados e permite uma concorrência ainda maior. Além disso é usada por órgãos governamentais importantes, como o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por exemplo – comentou o presidente.

Com a adesão do Executivo, o Legislativo também poderá usar a ferramenta eletrônica e ampliar ainda mais a economia, que já vem sendo alcançada através da modalidade de pregão eletrônico.

A indicação na aprovada na sessão da última terça-feira, 28 de agosto, na Câmara Municipal e agora segue para apreciação do Executivo.